quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um modelo de cidade

As cidades modelos podem ser identificadas através se seus projetos que obtém sucesso com suas formas de recolher e tratar o lixo. Como exemplo no Brasil, Curitiba sai na frente, pois 70% da população contribui com a coleta seletiva. Tudo começou em 1989 e hoje atinge todos os bairros, fazendo parte da cultura da cidade, ajudando ainda mais a iniciativa do governo local que é destaque nos investimentos e nas formas de reciclagem.
O Brasil produz cerca de 115 mil toneladas de lixo por dia, 30% é composto de material como papel, latas, vidros e plásticos, 35% desse lixo poderia ser reciclável ou reutilizados, outros 35% poderia se transformados em adubo orgânico, mas o pais recicla menos de 5% do lixo urbano.
                                                   Estrutura dos pontos de coleta em Zurique


A maior cidade da Suíça – Zurique, classificada como uma das mais ricas do mundo – situado no centro da Europa se destaca: lá, a população, o governo, a indústria e o comércio trabalham juntos em projetos de reciclagem. Há 20 anos uma empresa – a Kompogas – iniciou seus estudos com o lixo orgânico:cada tipo de lixo tem uma maneira apropriada para ser tratado, existem hoje 10 fábricas em funcionamento em toda a Suíça, sendo que 5 delas ficam em Zurique.
 Kompogas recebe o lixo orgânico de comunidades, supermercados, hotéis e rede de lanchonetes, eles são responsáveis pelo o destino do lixo produzido.
Para essas companhias e até mesmo para a prefeituras fica mais barato reciclar o lixo orgânico do que simplesmente “jogá-lo no lixo”. Lá, o governo e os
departamentos municipais de coleta só recolhem o lixo - seja domiciliar ou industrial, não vale à pena queimar o lixo,além de ser crime e render uma multa de,no mínimo,500 reais.
É possível encontrarmos nítidas diferenças culturais em um mesmo país,como o nosso.Embora exista uma certa distância,Curitba e o Rio de Janeiro não ficam tão distantes assim.Na cidade do Rio de Janeiro podemos encontrar inúmeras ONGS sobre reciclagem do lixo,como a "Doe seu lixo" criada pela atriz Isabel Fillardis.A ONG trabalha com a coleta seletiva e a partir dela,angariam-se fundos para vários projetos sociais.
Mas esse tipo de projeto não é suficiente,já que a cidade do Rio de Janeiro está entre as dez cidades que mais produzem lixo no país,logo abaixo da cidade de São Paulo que produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia.Mesmo com as reciclagens ,é possível encontrar bairros que ainda hoje,não possuem saneamento básico e coleta de lixo como o bairro de Pedra de Guaratiba,na Zona oeste do Rio de Janeiro.
Esgoto a céu aberto em Pedra de Guaratiba

É preciso que ONGS,população e Governo trabalhem a favor do lixo,da reciclagem,e acima de tudo,da saúde.Você sabe qual o destino do SEU lixo?

Por Francisco Cleiton Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário