sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Lixo,desafios e compromissos

Todo dia nós produzimos lixo, é inerente a condição humana. Chamamos de lixo, qualquer resto de atividade humana, considerada pelas pessoas como indesejáveis, descartáveis ou inúteis.Cada brasileiro produz cerca de 300 quilos de lixo por ano, mas a pergunta que queremos responder é, para onde vai o lixo depois que jogamos fora? Qual o comprometimento que cada um de nós temos, ou jogamos tudo a cargo das prefeituras?

O lixo sempre acompanhou o homem ao longo das suas décadas. Na Idade Média acumulava-se pelas ruas e imediações das cidades, provocando sérias epidemias e causando milhões de mortes. Isso só veio a melhorar depois da vinda do homem do campo para a cidade, com o processo de urbanização e a medicina.



O lixo traz alguns problemas ambientais, de saúde, sociais e econômicos.  Nas cidades que contam com serviços de coleta do lixo esse lixo é armazenado em dois tipos de depósitos: os lixões nos quais os dejetos ficam expostos a céu aberto e os aterros sanitarios onde o lixo é enterrado e compactado. Os lugares que abrigam os depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das grandes áreas urbanas das cidades. 

Agora que começamos a falar sério, temos que fazer uma reflexão, que nas comunidades carentes, na maioria dos casos, essa coleta de lixo não passa, aí terá um grande problema, porque esses lixos são depositados em locais impróprios, como encostas, rios e córregos. Com esse lixo o acúmulo, de insetos, como baratas, moscas e até ratos irão causar vários tipos de problema a nossa saúde, como: leptospirose, dengue e a peste bubônica. Muitas crianças dessas comunidades sem espaço para brincar acabam desenvolvendo essas doenças por estarem descalços, sem camisas e sem nenhum saneamento básico para essas comunidades.

O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas.

Os aterros sanitários ,¨lixões¨ nos mostram alguns problemas sociais e ambientais porque tem pessoas que vão em busca de papel, latas, para vender, algumas em situações miseráveis procuram alimentos, restos para o consumo algumas vez contaminados, restos hospitalares que são jogados juntamente a alimentos, demonstrando a falta de compromisso do governo com a população.

Algumas soluções simples para o tratamento do lixo nas grandes capitais brasileiras já provaram ser eficientes.Temos,portanto,que encarar como um problema que necessita de solução a partirmos para a prática.

-Acondicionamento do resíduo sólido(lixo);
-Transporte do resíduo sólido(lixo);
-Coleta seletiva;
-Reciclagem.Veja Mais .
-Armazenamento de resíduo final.

Debates nas escolas, campanhas que orientam comunidades, construção de aterros sanitários e fiscalização com a coleta de lixo nos dias certos e com seus vizinhos são algumas das primeiras atitudes que nós e os políticos devemos tomar.Sem isso não há progresso.Todos trabalhando juntos,podemos aumentar o padrão de vida de cada cidadão.

Mantenha sua cidade,sua rua,sua calçada limpa.Tenha conscientização daquilo que você mesmo produz,pois um dia pode virar contra você.E depois não adiabta reclamar.


                                                                                                  Foto Fernanda Moraes.

 
Lixo é no Lixo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário