sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Reciclagem de lixo urbano

O lixo acumulado e mal cuidado compromete diretamente o meio ambiente causando a poluição do solo, do ar, das águas, afetando também a condição sanitária da população. Por isso, é muito importante que se encontrem formas de gestão e destinação adequadas para que se possam administrar de forma eficiente os problemas causados pela sua produção e acúmulo desordenados, minimizando seus malefícios sócio-ambientais. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – os dados (1991) sobre a disposição dos resíduos nos municípios nacionais somente 1% passam por algum tratamento do tipo reciclagem ou compostagem. A produção do lixo é um problema que exige mudança de comportamentos e de atitudes culturais. Em uma palavra, o lixo é também uma questão de educação. Quer dizer, que é preciso incutir em cada cidadão que a vida em sociedade é responsabilidade de todos. Trata-se de repensar o estilo de vida moderna que é predatório e “descartável”.


A reciclagem é considerada por técnicos, engenheiros ambientais, administradores públicos e cidadãos conscientes como a solução definitiva para as toneladas de lixo urbano produzidos. É preciso reciclar mais materiais e também investir na construção de novas áreas que suportem o armazenamento deste material. A reciclagem permite uma grande economia de insumos e energia, preservando o meio ambiente. Trata-se de um processo de transformação de materiais para reaproveitamento, passando por uma alteração de sua es­trutura química e/ou física. Existem duas maneiras de reciclar: uma é a artesanal e a outra, industrial. De forma artesanal é pos­sível reciclar materiais orgânicos, como os restos de comida, através da compostagem (processo em que o produto final é o adubo para as plantas) ou reciclar papel (processo trabalhoso, mas muito simples).

 De forma industrial, existe a recicla­gem do vidro, do metal, do plástico e do papel. Se o material reciclável for colocado no seu devido lugar, desde o momento em que é descartado, possibilita-se um melhor aproveitamento dos dejetos e a quantidade de lixo será muito menor. Por isso, a coleta seletiva é de enorme importância em todo esse processo.

                                                                              Foto Fernanda Moraes
A coleta seletiva exige o esforço de todos. O sucesso da coleta seletiva está terminantemente ligado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. É um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à salubridade da vida na cidade porque os lixos produzidos pelos seres humanos provocam inúmeras doenças. Estima-se que no Brasil estão em ação mais de 500 mil catadores de lixo, pessoas que sobrevivem dessa coleta. Considerada uma atividade autônoma ou por conta própria, a “catação de lixo” aparece como parte de um processo coletivo e combinado de trabalho que começa na rua e continua na fábrica de reciclagem. Esses trabalhadores, no entanto, estão apartados das condições sociais que lhes asseguram os meios de proteção legais e institucionais, relacionados ao seu estatuto de trabalhador, criando outro problema social.


Para continuar vivendo neste planeta deve-se assumir um compromisso com o meio-ambiente, quer dizer, com os recursos naturais de que ainda dispomos, minimizando os impactos ambientais que o modo de vida econômico capitalista causa.


Por Marina Gioseffi

Nenhum comentário:

Postar um comentário