quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde ameaçada na Baía de Guanabara

Na foz do São João de Meriti, um dos rios mais importantes para o ecossistema da Baía de Guanabara, não há mais vida.


Com um índice de 20 à 25 toneladas de lixo doméstico e hospitalar sendo extraídos todo mês, fica fácil compreender porque o lixo e o esgoto já eliminaram todo o oxigênio da água dos principais rios que rodeiam a baía e sete deles estão mortos.

Lixo na Baía de Guanabara - Foto: Gustavo Coimbra (OGLOBO)

No meio do manguezal, seu habitat natural, até o caranguejo sabe que daqui para frente é risco de vida. Não só o caranguejo, mas também os pescadores, que podem ser vistos diariamente nos manguezais capturando estes caranguejos.


O risco de contaminação é muito evidente, principalmente porque qualquer tipo de lixo pode ser encontrado dentro da Baía de Guanabara, inclusive seringas hospitalares já utilizadas, que não são raras de se encontrar no mangue.


Mas a maior ameaça à população que vive nas redondezas da Baía de Guanabara não são apenas os objetos encontrados no lixo, são os resíduos sólidos perigosos que são despejados pelas indústrias de grande porte localizadas na baía.

Foto: Ian Mello de Oliveira
Veja abaixo alguns tipos de lixo industrial perigosos que são despejados na Baía de Guanabara e o impacto destes na saúde da população:


RESÍDUOS CONTENDO ALCATRÃO


O alcatrão é composto por hidrocarbonetos aromáticos. Alguns deles, em altas concentrações, se tornam carcionogênicos, devendo-se evitar o contato destas substâncias com a pele.


O envenenamento pode ocorrer por inalação, ingestão ou absorção cutânea. O efeito local é irritante e relativamente forte, produzindo eritema, queima e casos graves de edema.


O alcatrão disposto no solo é perigoso, podendo haver a formação de compostos secundários letais na forma de vapores ou em forma líquida ou particulada nas águas superficiais ou subterrâneas. Os resíduos contendo alcatrão são provenientes da Indústria Metalúrgica.


RESÍDUOS CONTENDO ÁCIDO SULFÚRICO


O ácido sulfúrico em contato com a pele causa uma rápida destruição dos tecidos, causando queimaduras graves. Os contatos repetidos com soluções diluídas provocam dermatite, e as inalações repetidas ou prolongadas causam inflamações do trato respiratório superior.


Os fumos são irritantes às membranas mucosas dos olhos. A pneumonia química pode ser resultante da exposição a altas concentrações.


A disposição dos resíduos contendo ácido sulfúrico na água e no solo pode afetar sobremaneira estes ambientes pela mudança brusca de PH.


No mar, plancton e invertebrados bentônicos são mais sensíveis a mudanças de PH do que os peixes.
Os resíduos contendo ácido sulfúrico e impurezas são provenientes da Industria Química.


RESÍDUOS CONTENDO ENXOFRE O NEGRO DE FUMO


O enxofre pode causar irritação nas membranas mucosas quando inalado por um longo tempo. Ele tem propriedades fungicidas e quando aquecido emite fumos tóxicos de enxofre.


O negro de fumo é um pó irritante, obstrutivo e carcinogênico. É um contaminante comun do ar que por inalação prolongada causa cancer nos sinus nasais e pulmões.


Pode produzir câncer na pele quando o negro de fumo é contaminado por componentes do alcatrão.


RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS PERIGOSOS


Os processos industriais geram rejeitos alguns dos quais não são perigosos, pertencendo à categoria de resíduos sólidos, o resto. Estes resíduos sólidos perigosos necessitam cuidados especiais durante a sua eliminação.


As propriedades perigosas destas substâncias podem ser: explosivos, inflamáveis, oxidantes, tóxicos (veneno) agudos, substancias infecciosas, corrosivos e substancias tóxicas.


 Veja os desafios e compromissos que podem ser feitos pelo lixo!




Por Ian Mello de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário